Em reuniao de lideranças realizada ontem (04/02) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Fernanda Melchionna (PSOL) falou de sua experiência de ter participado do Fórum Social Mundial, em Belém. Disse que reafirmou sua convicção de que o capitalismo só traz miséria e que o socialismo ainda é a melhor alternativa. “Não podemos aceitar que o capitalismo, que garante lucros e riquezas a algumas pessoas, tome conta dos recursos naturais. Também não é possível que se aceite que 15% da humanidade viva em favelas. Isso é desumano”.
A vereadora manifestou ainda surpresa ao saber que o prefeito José Fogça tenha autorizado o aumento das tarifas dos ônibus em Porto Alegre. “Quero aqui manifestar, em meu nome e da minha bancada, repúdio a esta atitude.”
Fernanda Melchionna (PSOL) relatou sua viagem ao Fórum Social Mundial, em Belém do Pará, frisando que o evento proporcionou um debate profundo sobre a crise mundial e seus efeitos. “Foram mais de 150 mil participantes debatendo o futuro da economia, dando voz aos excluídos e construindo uma nova alternativa ao capitalismo”, registrou. Além disto, mencionou as discussões referentes à unidade dos países latino-americanos. Ao parafrasear o presidente Hugo Chávez, Fernanda reiterou sua bandeira em prol de um outro modelo de sociedade. “Ou escolhemos o capitalismo, que gera exclusão e violência, ou o socialismo, que preza por uma sociedade socialmente igual e humanamente diferente.”
(Por Regina Andrade e Ester Scotti, Ascom CMPA, 04/02/2009)