O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Sebastião Melo (PMDB), disse nesta quarta-feira (04/02), ao abrir os trabalhos legislativos deste ano, que o grande desafio dos vereadores em 2009 será a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). Afirmou que não basta criar a comissão especial do Plano, instalada oficialmente hoje.
"É preciso estabelecer uma metodologia de trabalho e criar condições técnicas para que ela funcione." Por isso, acrescentou, a partir da próxima semana Melo pretende percorrer as universidades para solicitar que participem ativamente das discussões do novo PDDUA. "Um dos grandes problemas que temos de resolver é o de simplificar a linguagem do Plano para que todos possam entendê-lo."
Melo garantiu que em 2009 continuará a desenvolver o processo de descentralização da Câmara, promovendo audiências públicas em vários pontos da cidade para colher sugestões e ouvir reivindicações da população. "Em 2008, realizamos 15 audiências, do Lami ao Sarandi." Prometeu também manter a política de enxugamento nos gastos do Legislativo. "No ano passado, realizamos ações que resultaram numa economia de R$ 2 milhões, dinheiro que foi devolvido aos cofres da Prefeitura."
O prefeito em exercício, José Fortunati, prestigou a abertura dos trabalhos e destacou o profundo respeito que tem pelo Legislativo. Concordou com Melo que o grande desafio de 2009 é a revisão do Plano Diretor. "Mesmo não sendo uma proposta acabada, o projeto enviado pelo Executivo representa um claro avanço em relação ao atual Plano. No entanto, acredito que a Câmara irá aperfeiçoar ainda mais a proposta." Fortunati pediu a colaboração da Casa também no acompanhamento das ações envolvendo a Copa do Mundo de 2014. "Sugiro que a Câmara forme uma comissão especial para colaborar com os preparativos para a Copa."
(Por Marco Aurélio Marocco, Ascom CMPA, 04/02/2009)