A área total semeada de milho OGM (organismos geneticamente modificados) foi de 4.856,2 hectares no ano passado, representando um acréscimo de 15,6 por cento relativamente a 2007, segundo o Ministério da Agricultura. Apesar deste aumento, o presidente da Associação Nacional de Produtores de Milho (ANPROMIS), garante que o cultivo de milho transgénico não está a ter muita adesão.
Luis Vasconcellos e Souza explicou que o cultivo de milho transgénico «continua a causar polémica» e por isso não tem tido muitos interessados. Na actual campanha 2008/09, cuja colheita terminou em Novembro, a superfície de milho transgénico ascendeu a 4.850 hectares, a que correspondeu uma produção de 50 mil toneladas, segundo os dados da ANPROMIS.
Fonte do Ministério referiu que, em 2007 - últimos dados disponíveis - o cultivo de milho OGM representou 3 por cento da área total de milho semeado. Para 2009, o Ministério prevê «a continuação do aumento da área semeada, embora não se possa ainda adiantar valores, que irão depender da própria conjuntura económica da cultura do milho em geral».
(
Diario Digital, 04/02/2009)