A partir desta semana os agricultores familiares contam com uma ferramenta online para consultas. O Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário lançou uma nova seção em seu site com informações sobre técnicas de manejo e tecnologias de base ecológica que podem ser aplicadas na agricultura e na produção animal.
São mais de trezentas tecnologias organizadas em ordem alfabética que vão desde adubação até rizipsicultura (que é o cultivo de arroz aliado à produção de peixes). De acordo com o coordenador geral do Dater, Francisco Caporal, o sistema continuará a ser alimentado com novas informações. Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) e de extensionistas rurais de entidades governamentais e não governamentais, contribuem com o projeto.
A agroecologia também tem espaço no site do Dater. A crise econômica e o alto custo dos insumos criaram a necessidade de estratégias para a construção de práticas mais sustentáveis no campo, na avaliação de Caporal. Para ele, a estratégia agroecológica pode vir a ser um diferencial importante para a agricultura familiar brasileira, “além de atender com uma oferta mais regular de alimentos ecológicos, estará respondendo aos desejos dos consumidores que, em razão da maior consciência ambiental e cuidados com a saúde, passam a exigir alimentos de melhor qualidade e sem contaminantes”.
O endereço para acessar as informações disponibilizadas pelo Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural é: http://www.pronaf.gov.br/dater/index.php?sccid=1976
Quem tiver interesse em disponibilizar novas tecnologias de base ecológica pode enviar o material por email para: francisco.caporal@mda.gov.br.
* Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Por Danielle Jordan,
Ambiente Brasil, 04/02/2009