Aesbe entrega Plano de Contas para todas as Companhias Estaduais de Saneamento do País
tratamento de esgoto
2009-02-05
O Plano de Contas Contábil, elaborado por um grupo de trabalho da Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças da Aesbe, cuja aplicação é direcionada às companhias de saneamento de todo o País, será apresentado e entregue, formalmente, aos representantes das concessionárias estaduais de água e esgoto do Brasil, nesta sexta-feira, dia 6, em Brasília - DF. A entrega acontece durante a reunião de trabalho com representantes das áreas de contabilidade e finanças das Companhias de Saneamento, que se inicia às 9h.
Esse Plano de Contas Contábil foi elaborado ao longo de 12 meses para atender às exigências da Lei nº 11.445/07, que estabelece diretrizes para o setor de saneamento e atende às novas exigências contábeis. O Plano de Contas contém os principais itens de uma estrutura contábil moderna e poderá servir de referencial para o conjunto das empresas de saneamento, sem prejuízo de possíveis adequações que, porventura, algumas empresas necessitem implementar. A Câmara Técnica contou, durante a elaboração do plano, com a consultoria da empresa PricewaterhouseCoopers - PwC.
De acordo com a Aesbe - Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais, a intenção é promover a atualização dos planos de contas das empresas e favorecer a convergência dessas práticas para o padrão internacional contábil - IFRS (International Financial Reporting Standard).
Outras informações sobre o Plano de Contas podem ser obtidas pelo telefone (61) 3326-4888 Ramal 13 ou e-mail: imprensa@aesbe.org.br
(Texto recebido por e-mail, 05/02/2009)