A partir de 2012 as companhias aéreas que circulam dentro da União Européia (UE) serão obrigadas a participar do esquema de comércio de emissões (ETS - emissions trading scheme) do bloco.
Com a publicação de uma diretiva na segunda-feira incorporando o setor ao ETS, os países membros da UE terão que implementar uma legislação adequada em um prazo de um ano. Todos os vôos pousando ou decolando de aeroportos dentro do bloco terão que comprar permissões de emissão de dióxido de carbono, iniciando oficialmente em 2012.
Além disso, as empresas de transporte aéreo deverão submeter um plano descrevendo como pretendem monitorar e reportar as emissões.
De acordo com o EurActiv, a diretiva tem como objetivo reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 3% abaixo dos níveis de 2004-2006 em 2012, aumentando para 5% no período 2013-2020. As empresas terão que comprar 15% das permissões via leilão. Segundo dados do Eurostat, o número de passageiros cresceu 7% em 2007 em comparação com o ano anterior, principalmente nos novos membros do bloco, Romênia e Polônia.
(Por Fernanda B. Muller, CarobonoBrasil, com informações de Euractiv, 03/02/2009)