O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Conflitos Agrários do Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), procurador de Justiça Afonso Henrique de Miranda Teixeira, recebeu o prêmio Luta pela Terra, concedido pelo MST, no dia 23 de janeiro, em Sarandi, no Rio Grande do Sul. Neste ano, foram concedidos 15 prêmios, em diversas categorias. O procurador de Justiça foi homenageado na categoria Amigos da Reforma Agrária.
A premiação aconteceu durante o 13º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que reuniu, entre 20 e 24 de janeiro, pessoas de 24 estados brasileiros e convidados de mais de 30 países.
O prêmio, que existe desde o ano 2000, reconhece entidades e personalidades com destaque na defesa da Reforma Agrária e dos movimentos sociais. De acordo com o MST, a premiação procura valorizar as iniciativas e lutas de outros movimentos sociais, assim como, homenagear aquelas pessoas que dedicaram sua vida em defesa dos interesses do povo brasileiro.
A personalidade internacional homenageada como Amigo do MST foi Fidel Castro. Foram premiados ainda o Movimento dos Atingidos por Barragens, na categoria Movimento Popular; o Movimento dos Atingidos pela Base de Alcântara, Povos Quilombolas; a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, Movimento Sindical; e Celso Furtado, como homenagem póstuma.
(
Assessoria de Imprensa MP-MG, 29/01/2009)