Parceria entre Afubra e prefeituras permite a preservação do ambiente Uma das mais abrangentes ações ambientais desenvolvidas no Sul do Brasil vai ampliar sua atuação a partir desse ano. Mantido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o projeto Verde é Vida passará a atender 181 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A nova área de cobertura foi apresentada na manhã de ontem, quando ocorreu a assinatura do termo de cooperação com os municípios atendidos. A partir de agora o projeto terá 14 regiões de atuação – antes eram 12–, que compreendem os locais onde a Afubra possui lojas. De acordo com o coordenador pedagógico do Verde é Vida, José Leon Fernandes, a intenção é contemplar 634 escolas, o que pode representar um público de 89.950 estudantes. “O ano de 2009 vai ser referência para iniciarmos uma nova etapa para o Verde é Vida com a proposta de levar uma educação diferenciada com pensamento no qual o conhecimento vai sendo construído de acordo com a prática e a realidade dos alunos”, salientou.
Essa metodologia foi sendo constituída desde o lançamento do projeto, há 17 anos, e deve atender tanto as áreas rurais quanto as urbanas. Para isso vão ser mantidas as ações envolvendo a produção e distribuição de mudas de árvores nativas, doação de material didático, campanhas com o mascote Afubrinha, inclusão de atividades lúdicas e presença em eventos ligados à educação.
INOVAÇÕESUma das novidades que serão implantadas nessa nova fase consiste na pesquisa científica, por meio da qual serão feitos estudos que visem beneficiar as comunidades nas quais vivem os alunos. Essa estratégia começou a ser trabalhada no ano passado de maneira experimental em três unidades de ensino. “Agora teremos mais pessoas participando”, ressalta Leon. A intenção é organizar, em 2010, uma mostra científica com os primeiros resultados de todas essas pesquisas. Em meio a isso serão mantidas as atividades envolvendo educação rural e jornada ampliada nas escolas.
Todas as novidades, segundo o presidente da Afubra, Benício Werner, têm como propósito reforçar a compreensão dos produtores de tabaco quanto aos cuidados ambientais. Ele lembrou que desde a fundação da entidade essa vem sendo uma das bandeiras defendidas na sua área de atuação. “O Verde é Vida não é mais da Afubra, mas sim de todos aqueles que querem levar às comunidades um pouco mais sobre a preservação ambiental, tendo cuidado para evitar a poluição e conter o assoreamento dos rios”, frisou.
A prefeita de Santa Cruz do Sul, Kelly Moraes (PTB), que também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), ressaltou que a iniciativa contribui para melhorar o ambiente na região produtora de tabaco. “Esse é um mérito da entidade, que sempre trabalhou em favor dos cuidados com a natureza”, frisou.
(
Gazeta do Sul, 04/02/2009)