Além de renovar o convênio com os municípios da área de atuação, a Afubra apresentou uma nova iniciativa que vai ser desenvolvida de maneira experimental. Trata-se do projeto para produção de biodiesel a partir de óleos saturados (resultantes de frituras).
A proposta começou a ser elaborada há cerca de seis meses e tem como objetivo integrar os participantes do Verde é Vida. De acordo com o vice-presidente da Afubra, Heitor Petry, será disponibilizado treinamento aos alunos e professores. Também haverá repasse de informações por meio de reuniões junto às comunidades.
Segundo o projeto, os estudantes vão ser incentivados a recolher os óleos e levar até a escola. Depois disso, a Afubra fará o recolhimento para a reciclagem. O projeto prevê pagamento de R$ 0,50 por litro para as escolas, que poderão usar o dinheiro para a compra de materiais didáticos.
O projeto de biodiesel da Afubra começou a ser desenvolvido de maneira experimental há dois anos, com o propósito de estimular a diversificação das pequenas e médias propriedades rurais a partir do plantio de girassol.
As sementes já foram beneficiadas e transformadas em biodiesel, que passou a ser usado em tratores. A intenção é implantar pequenas usinas nas quais as sementes serão transformadas em combustível para abastecer as propriedades ou ser vendido.
(
Gazeta do Sul, 04/02/2009)