Até o próximo dia 11 de fevereiro, 23 assentamentos terão definidos quais os projetos de infra-estrutura prioritários que deverão ser implantados pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seag) em 2009. Entre as ações levantadas por um Diagnóstico Socioeconômico, iniciativas ligadas à moradia, energia elétrica, telefonia pública e barragens.
Para isso, serão realizadas reuniões em sete municípios do norte do Estado. São eles: Jaguaré, São Mateus, Conceição da Barra, Pinheiros, Montanha, Ecoporanga e Nova Venécia.
Para conhecer a realidade das comunidades e estudar suas prioridades, um diagnóstico foi realizado durante o ano de 2008 em três etapas. A primeira denominada Diagnóstico Coletivo, que contou com a participação de 464 famílias assentadas; a segunda que tratou de um Diagnóstico Individual, com entrevistas e questionários, e a terceira chamada de Planejamento das Ações Prioritárias, em que os técnicos se reuniram para discutir os resultados com os assentados.
Foi identificado que a maioria das famílias está nos assentamentos há mais de 15 anos e que os principais produtos cultivados para a comercialização são o café e a mandioca, além de prevalecer os sistemas individuais de produção e comercialização.
Nesse contexto, os assentados deverão ganhar um núcleo regional norte para planejar a assistência das famílias e facilitar a emissão de documentos para que os assentados possam desenvolver suas atividades.
O trabalho será coordenado pela Gerência de Agricultura Familiar e Reestruturação Fundiária/Seag e terá o apoio dos técnicos locais do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Ao todo, o Estado possui 83 assentamentos, sendo 23 de responsabilidade do Estado e o restante do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra).
Por Flavia Bernardes,
Século Diário, 03/02/2009