O Parlamento gaúcho estará na próxima quinta-feira (05/02) nos municípios de Turuçu e Pelotas, na Região Sul do Estado, para contribuir no socorro aos desabrigados pelas enchentes que atingiram a região e já vitimaram 14 pessoas. Os parlamentares visitarão o município mais atingido pelos temporais, Turuçu, às 11h e farão reunião com autoridades locais no Centro de Convivência dos Idosos.
Às 14h, haverá reunião com prefeitos, vereadores e lideranças regionais na prefeitura de Pelotas, onde será entregue um documento com dados sobre os prejuízos sofridos pelas localidades atingidas. A medida foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT) nesta terça-feira (03/02). Os municípios de Capão do Leão, Cristal, Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Cerrito e Turuçu já solicitaram ao Estado a decretação de situação de Emergência.
Pavan solicitou que a comissão de Assuntos Municipais coordene com os parlamentares das demais comissões e representantes da região uma visita aos municípios mais prejudicados. "É um gesto importante e necessário numa situação como esta", disse aos colegas, durante a Reunião de Líderes. Ele solicitou aos parlamentares um relatório que possa subsidiar ações concretas do Parlamento em prol das populações atingidas.
Soluções
O presidente da AL-RS estará junto nesta ação coletiva e ressaltou que a medida faz parte da diretriz de sua gestão de aproximar o Parlamento da sociedade. "Vamos buscar articular o maior número possível de agentes e instâncias para encontrar soluções rápidas para resolver os problemas daquela população", salientou.
Ivar Pavan informou o Chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, da primeira medida adotada pela Casa, quando da vinda do representante do Executivo para trazer a mensagem da Governadora do Estado. A comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa está convidando para a reunião o Corede Zona Sul, a Associação dos Municípios da Zona Sul e a Asssociação dos Vereadores da Região Sul.
Apontar soluções para os anseios da sociedade, articular medidas de valorização do Parlamento e suas instâncias e dar continuidade a medidas administrativas já em andamento fazem parte das diretrizes apontadas por Pavan para sua gestão em 2009.
(Por Gilmar Eitelwein, Agência de Notícias AL-RS, 03/02/2009)