A Braskem foi reconhecida como uma das empresas que investem na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil. A Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) lançou o Selo Anpei de Empresa Inovadora em 2008, com o objetivo de identificar as companhias com atuação estruturada e consistente em inovação tecnológica.
A avaliação para conceder o selo de inovação leva em conta informações sobre características gerais da empresa, atividade e importância dos esforços para inovar. E a Braskem se destacou nesses quesitos, sendo, então, reconhecida com a identificação de empresa inovadora.
“O selo estabelece um diferencial para as empresas focadas no desenvolvimento tecnológico, ajuda na obtenção de financiamentos dos órgãos de fomento do governo (ainda não embora o verbo ajuda seja suficientemente vago para poder ser utilizado nesse contexto) e facilita o acesso a parceiros no Brasil e no exterior. A importância de uma certificação desse tipo para as empresas pode ser equiparada a da certificação da ISO nos anos 90, e leva a imagem do desenvolvimento tecnológico brasileiro ao nível dos países mais destacados no assunto”, explica Luis Fernando Cassinelli, diretor de Inovação da Braskem.
Posteriormente, o conceito do Selo Anpei de Empresa Inovadora deverá ser ampliado e poderá se transformar em uma chancela, uma certificação, que agilizará o acesso a financiamentos públicos para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, caso seja reconhecida pelos órgãos de fomento à inovação.
(Moglia Comunicação, texto recebido por email, 04/02/2009)