Se você mora em uma das áreas onde há contêineres e um grupo de três pessoas bater na sua porta nos próximos dias, não se assuste. É a equipe da prefeitura e da PRT que pretende avisar um por um, a partir de hoje, os moradores das ruas onde o sistema de coleta de lixo voltará ao que era antigamente. Ao todo, 42 contêineres serão retirados de ruas da cidade. Nestes locais, 11 lixeiras antigas serão reinstaladas. A prefeitura faz mistério sobre as ruas onde a coleta do lixo voltará a ser feita de caminhão. Mas revela que o veículo volta a circular nestes locais no dia 13.
– O prefeito quer que as pessoas saibam pela prefeitura onde haverá mudanças. Não posso desobedecer meu chefe – afirma o secretário de Proteção Ambiental, Júlio Rasquin.
Ontem, Rasquin e técnicos da PRT afinaram detalhes das mudanças. As alterações são resultado de reclamações de moradores e do pouco lixo produzido nos locais de onde os contêineres serão retirados. Conforme a prefeitura, as estruturas serão recolocadas em áreas que precisam mais.
Segundo o secretário, as equipes conversarão com os moradores até sábado, distribuindo um informativo. Nos prédios, os síndicos serão avisados. Em casas onde ninguém atender, a equipe deixará o material. Rasquin afirma que duas áreas sofrerão as mudanças. Um telefone está à disposição da população para dúvidas e sugestões (veja quadro).
Na primeira área, serão retirados 34 contêineres. Na segunda, oito. As estruturas serão redistribuídas na semana que vem. Os novos endereços também não foram divulgados. As 11 lixeiras que serão reinstaladas na cidade estão na Secretaria Obras. O trabalho deve ser feito até amanhã.
– Nestes locais, algumas das lixeiras ainda não tinham sido retiradas. Por isso não precisaremos colocar muitas nas ruas – diz o secretário.
Segundo a prefeitura, também ficou acertado com a PRT que 13 novos contêineres serão instalados nas ruas, sem custos para o município. O engenheiro da PRT responsável pela instalação, Felipe Lasch, estava viajando ontem e não foi localizado pelo Diário para falar sobre o assunto.
CALENDÁRIO- 3 a 7 de fevereiro – Equipe da prefeitura e da PRT avisará os moradores das mudanças. Neste período, também serão reinstaladas as lixeiras tradicionais
- 9 a 12 de fevereiro – Retirada dos 42 contêineres e recolocação em novas áreas, ainda não divulgadas
- 13 de fevereiro – Recomeça a coleta tradicional, por meio do caminhão, nas ruas que perdem os contêineres
Linha Verde Municipal
- (55) 3921-7152, das 8h às 12h
MAIS
Caturrita
A prefeitura deu prazo até o dia 20 de fevereiro para que a PRT resolva pendências existentes no lixão da Caturrita, como a finalização da drenagem e o cercamento da lagoa e do aterro
(Diário de Santa Maria, 03/02/2009)