A Bacia Metropolitana de Fortaleza integra-se à terceira fase do Pacto das Águas com a realização de oficina preparatória nesta terça-feira (03/02), a partir de 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará – Fiec (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota). As regiões próximas à Quixadá e Tianguá realizam também as oficinas preparatórias respectivamente na quarta (04/02) e na quinta-feira (05/02).
As questões hídricas serão debatidas tendo como base o documento “Cenário Atual dos Recursos Hídricos”, elaborado pelo Pacto das Águas. O material apresenta um diagnóstico atualizado da situação hídrica do Estado, resultado de diversos seminários, encontros e oficinas realizadas durante o ano passado.
Desta forma, a comunidade é estimulada a pensar os problemas locais e buscar soluções nos encontros realizados em escala municipal e regional. Esta fase conta com o envolvimento dos comitês de bacias e estão acontecendo nos meses de janeiro e fevereiro, por meio de oficinas em todas as regiões do Estado.
O Pacto das Águas tem sido articulado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembléia Legislativa (AL-CE), envolvendo cerca de 86 instituições. Com esse processo, o Parlamento assume o papel propositivo, elaborando, ao final deste ciclo, um Plano Estratégico para os Recursos Hídricos do Estado, destaca o secretário geral do Conselho, Eudoro Santana.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 02/02/2009)