A prefeitura de Nova Déli, na Índia, deu um passo importante para combater o lixo gerado pelo plástico. A cidade, assim como tantas outras, inclusive no Brasil, sofre com os sacos plásticos jogados em terrenos baldios, favelas ou na rua. Levados pelo vento ou pela chuva, os pedaços de plástico se acumulam nas árvores, nas fiações ou vão entupir os esgotos e sujar os rios.
Recentemente, a tribunal superior de justiça de Nova Déli decidiu a favor de uma regulamentação que bane os sacos plásticos de supermercados e lojas. E até de hotéis e hospitais. A nova lei também proíbe a fabricação de sacos feitos com plástico muito fino (com menos de 0,04 milímetros de espessura). Isso é importante porque os sacos com plástico mais grosso são mais resistentes, e por isso, podem ser reutilizados. Também valem mais na hora de separar para a reciclagem. Quem descumprir as novas regras pode levar uma multa que, em rúpias (a moeda indiana), equivale a US$ 2 mil. Ou pegar até cinco anos de cadeia.
O governo promete que vai coibir a fabricação do plástico fora das especificações mínimas de espessura. E que vai fiscalizar as empresas que fornecem para os supermercados e lojas. Se der certo, é um exemplo importante para as metrópoles de outros países emergentes.
(Por Alexandre Mansur, Blog do Planeta, 30/01/2009)