A Ilha Zira de 1 milhão de metros quadrados, localizada no mar Cáspio, será transformada, em breve, em uma incrível comunidade ecológica, com a construção de um resort sustentável. O projeto é do escritório dinamarquês BIG Architects. A ilha terá suas emissões de carbono completamente neutralizadas. A idéia é mostrar que é possível viver com a energia gerada pela força dos ventos e pelos raios solares.
A construção irá contar com sete complexos, conectados por trilhos, que funcionarão como espaços de encontro e lazer dos habitantes. Também consta no projeto a edificação de 300 vilas na área central da ilha. Seja uma cidade ou um resort, a promessa é de que a ilha será completamente livre de carbono.
A água potável virá de um complexo de dessalinização, enquanto que a água usada e também a coletada das chuvas serão filtradas e usadas para irrigação de jardins e lavouras. O lixo ôrganico sólido, gerado pelos moradores, será transformado em fertilizantes, garantindo uma colheita suficiente para alimentar todos os habitantes.
(Por Carlos Gutierrez, Revista Globo Rural, 03/02/2009)