Os prejuízos na região sul do Rio Grande do Sul podem chegar a R$ 30 milhões, segundo o secretário nacional da Defesa Civil, Roberto Guimarães. Na tarde deste sábado, ele sobrevoou a região dos municípios de Capão do Leão, Turuçu e Pelotas, atingidos pela enchente. Guimarães, garantiu que o governo federal está disposto a enviar mais ajuda às famílias atingidas. Segundo ele, além da Defesa Civil Nacional, outros ministérios estão dispostos a participar, como o das Cidades e o da Saúde:
— Eu estou aqui em nome do governo federal para atestar que o governo federal vai participar deste momento de reconstrução da área atingida por desastre.
Guimarães também se reuniu com prefeitos, que apresentaram relatórios dos danos, porém considerou os relatos imprecisos, porque ainda são parciais. Segundo ele, em 30 dias será possível saber exatamente os prejuízos.
Conforme o coordenador regional da Defesa Civil, capitão Daniel Silva da Silva, que também sobrevoou a área atingida, o nível das águas no canal de Santa Bárbara e no Arroio Pelotas já baixou, facilitando a entrega de donativos que chegam de todo o Estado. Silva prevê que a situação das pessoas atingidas pela enchente em Pelotas se normalize já nesta semana, porém a cidade como um todo pode levar meses para se recuperar.
— Estamos rezando e torcendo para que pare de chover logo para normalizar esta situação — afirmou o prefeito de Pelotas, Fetter Jr.
(ZH, 31/01/2009)