Apreensão de espécie ameaçada de extinção foi na divisa do litoral do Paraná e de Santa CatarinaUm lote de 190 vidros de palmito jussara em conserva foi apreendido por policiais da Força Verde da Polícia Militar na Estrada de Cubatão, na divisa do litoral do Paraná e Santa Catarina. Os vidros foram encontrados em um carro abandonado a partir de denúncia anônima.
De acordo com a Força Verde, o condutor fugiu ao perceber a movimentação dos policiais, mas ele já foi identificado. O suspeito já tem passagem pela polícia. O veículo foi apreendido e o palmito será destruído por ser impróprio para o consumo, já que é de fabricação clandestina.
O palmito jussara é nativo da Mata Atlântica e corre risco de extinção. Quem for flagrado cortando uma árvore de palmito em uma Unidade de Conservação ou transportando ou comercializando ilegalmente o produto pode ser multado em até R$ 18 mil. Denúncias de comercialização de palmito clandestino, bem como de outros crimes ambientais, podem ser feitas pelo telefone 0800 643 0300.
(
Gazeta do Povo, 29/01/2009)