Guarapuava (PR) vai receber nas próximas semanas R$ 25 milhões em projetos de ampliação na rede de esgoto do município. Quem garante é o deputado Artagão Junior (PMDB), principal articulador dos recursos junto à Sanepar.
Segundo Artagão, as obras de ampliação da rede de esgoto da Sanepar devem vir de recursos do BNDES. A licitação começa em fevereiro e será realizada num prazo de 90 a 120 dias. Tão logo o projeto seja licitado, as obras terão início e vão ser realizadas em duas etapas. Inicialmente, será construída uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na região do Vassoural. O investimento será de aproximadamente R$ 12,5 milhões. A segunda etapa será a construção de 200km de rede de coleta de esgoto na sede do município e no distrito de Entre Rios.
“Como representante do município junto ao Governo do Estado e principalmente como cidadão guarapuavano, estou muito feliz, pois a cidade precisava desta obra já há algum tempo”, destaca o parlamentar. Artagão Junior refere-se à recusa do prefeito Ribas Carli (PP) em aceitar o investimento que já tinha sido viabilizado junto ao Governo Estadual em 2007.
“O Governo Requião sempre mostrou disposição em ajudar a cidade, mas interesses políticos impediram que a cidade recebesse este e outros investimentos”, afirma, lembrando que o atual prefeito vetou a construção de um Parque Temático das Cavalhadas, um Centro de Ressocialização de Adolescentes (que acabou indo para Laranjeiras do Sul) e quatro creches municipais, entre outros projetos.
(Por Edson Calixto Junior, AL-PR, 29/01/2009)