O deputado José Candido (PT) está participando do Fórum Social Mundial desde a abertura do evento, ocorrida em 27/01. Candido está otimista com os trabalhos e têm participado de diversas oficinas: "É uma oportunidade para trocarmos experiências, já que participam do fórum pessoas do mundo todo", afirmou.
Nesta quarta-feira (28/01), o parlamentar participou de duas oficinas, a primeira teve o tema "Experiências dos catadores de papel do Brasil e de outros países". Candido fez questão de participar desta oficina já que o assunto está diretamente relacionado a um dos eixos de seu trabalho como deputado: o meio ambiente.
A segunda oficina da qual Candido participou foi organizada pelas mulheres feministas e teve como tema central a descriminalização do aborto. Segundo ele, a oficina foi realizada de forma diferente. "Desta vez, não houve debates e palestras, as ideias foram expressas por meio da arte, com músicas, apresentações teatrais e dança".
Após dois dias de encontro, José Candido avaliou positivamente o fórum. Para ele, "o momento é de confraternização e troca de experiências, está sendo muito bom!"
Ainda segundo o parlamentar, a língua não tem sido barreira em Belém. "Apesar de não termos transmissão simultânea nos debates, está acontecendo um bom entendimento entre as pessoas". O fórum teve 92 mil pessoas inscritas, entre elas muitos estrangeiros.
(AL-SP, 29/01/2009)