O módulo “Lixo na Rede”, do Projeto Marinas, ligado ao Projeto Ambiental Estratégico Onda Limpa, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, será lançado na próxima segunda-feira, 02.02, às 14 horas, na Escola Municipal Doutor Esteves da Silva, localizada na Rua Jordão Homem da Costa, 02, no Centro de Ubatuba, Litoral Norte.
A iniciativa conta com o apoio da Agência Ambiental Unificada de Ubatuba que reúne técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e do Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais – DEPRN.
O objetivo da ação é sensibilizar e promover uma parceria com os pescadores locais para o recolhimento do lixo “pescado” pelas redes quando jogadas ao mar. Em contrapartida, os pescadores receberão um vale diesel da Petróleo Brasileiro – Petrobrás, parceira do projeto.
Para cada quilo de lixo recolhido, por embarcação, será entregue um vale diesel. Os vales serão distribuídos no ponto de pesagem, por um agente credenciado. Os pescadores poderão fazer a troca do vale pelo óleo diesel nos postos participantes da promoção que serão escolhidos pela Petrobrás e que terão seus nomes divulgados nos pontos de pesagem.
Os locais para desembarque dos resíduos serão na Ilha dos Pescadores, no Píer do Saco da Ribeira e no Píer de Itaguá.
Em cada local será instalado um ponto de pesagem, com balança suspensa. Os pescadores que aderirem ao passarão por uma capacitação para conhecerem a metodologia de trabalho e os fundamentos do projeto. A oficina será realizada pela CETESB e pela Associação Socioambientalista Somos Ubatuba – ASSU.
A idéia é fornecer a cada embarcação 10 sacos reaproveitáveis de 100 litros cada, que serão fornecidos pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal.
Para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, os resíduos plásticos presentes no mar são os responsáveis pela morte de um milhão de aves marinhas todos os anos.
Esses resíduos, que incluem ainda vidros, metais e madeiras, segundo os próprios pescadores, serão recolhidos pelas embarcações cadastradas e destinados em contêineres específicos, disponibilizados pela Prefeitura de Ubatuba, município no qual será desenvolvida a fase piloto do projeto.
Ficará a cargo da prefeitura realizar a coleta do material diariamente em cada um dos três pontos. Os resíduos serão encaminhados para o centro de triagem e reciclagem da prefeitura, localizado na praia da Maranduba.
(Por Valéria Duarte,
Ascom Cetesb, 29/01/2009)