No Horto Florestal do Litoral Norte, em Tramandaí, guardas ambientais já utilizam novos fardamentos e equipamentos, que foram entregues no dia 23 pela governadora Yeda Crusius a todos os servidores das unidades de conservação estaduais.
O Horto, administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), é uma área protegida de 45 hectares, destinada à conservação dos ecossistemas existentes na região, ao estudo e à multiplicação de plantas nativas, à pesquisa e à educação ambiental.
Na unidade de conservação, os visitantes podem participar de atividades de educação ambiental e ver exemplares da fauna e da flora. No local podem ser encontradas mudas de plantas nativas que somam aproximadamente 260 espécies - algumas em extinção como a Caroba (Jacarandá). A doação de mudas é feita para programas ambientais, parques, projetos de educação ambiental e para o público. Na fauna, destaques para a lagartixa-da-praia e o tuco-tuco-branco, que estão ameaçadas. Lagartos, tartarugas, preás, ratão-do-banhado, lontras, jacaré e saracacura são outros exemplares que se encontram na unidade de conservação.
De acordo com o diretor do Horto, Argilio Gomes Pereira, novos projetos serão implementados neste ano. "Estamos fazendo melhorias e temos muitos parceiros. O Departamento de Meio Ambiente da CEEE está doando eucaliptos tratados para a reforma do pontilhão da trilha ecológica e do galpão de viveiros", disse Pereira. Destacou que a limpeza do lago artificial ficará sob a responsabilidade da Corsan. Em contrapartida, o Horto plantará aproximadamente 6 mil mudas de Acácia Trinervis, próximo a unidade de tratamento da Corsan, em Cidreira. A árvore fixa a areia solta.
Durante o veraneio, o Horto fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Na baixa temporada, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários.
(
Sema, 29/01/2009)