Em alguns lugares, situação é de abandono, com brinquedos quebrados, sujeira e falta de iluminação.
Canoas - Basta dar uma percorrida pela cidade para verificar a situação de abandono de algumas praças públicas. Brinquedos quebrados, incompletos e enferrujados, mato alto, sujeira e falta de iluminação são apenas alguns dos problemas constatados pela reportagem do Diário de Canoas. De acordo com levantamento feito pela administração anterior do Município, existem 100 praças em Canoas e muitas vezes esses espaço são a única opção de lazer dos canoenses.
Morador da rua Francisco Alves, no bairro Nossa Senhora das Graças, o aposentado Elmer Roll, 68 anos, conta que passa diariamente pela praça próxima de sua casa e que sente-se inseguro. A área fica entre as ruas 22 de Abril, Ariovaldo de Aguiar e a do aposentado. "Nunca vi um guarda ou um policial. E basta dar uma olhada em volta para ver a situação de como ela está. As crianças nem podem brincar", fala apontado para a praça.
O secretário de Meio Ambiente, Celso Barônio, explicou por e-mail enviado pela Secretaria de Comunicação que está sendo feito um estudo para revitalizar as quatro principais praças da cidade. Elas estão localizadas nos bairros Rio Branco, Mathias Velho, Niterói e Guajuviras. A previsão é de que o levantamento seja concluído até o dia 20 de fevereiro.
(Diário de Canoas, 29/01/2009)