João Costa Pinheiro ficou soterrado por quase uma hora
Um desmoronamento de terra em uma obra de saneamento feita pela empresa Toniollo Busnello para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) atingiu três operários por volta das 14h30min, em Caxias do Sul. O encarregado pela frente de serviço, João Costa Pinheiro, 53 anos, ficou soterrado e precisou da ajuda de bombeiros e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O resgate durou cerca de 40 minutos.
Conforme o engenheiro reponsável pela obra Giovanni Pedroso, da Toniollo Busnello, os três operários estavam no buraco quando houve o deslizamento. Ele não soube dizer o que teria provocado o acidente.
O responsável pelo resgaste, sargento Pedro Embarachi de Oliveira, do Corpo de Bombeiros, acredita que a chuva pode ter provocado o desmoronamento. Segundo o sargento, o resgate foi complicado devido ao difícil acesso. Além disso, Pinheiro ficou o tempo todo sentado em cima de uma das pernas, o que tornou a remoção mais delicada para que a vítima não sofresse ferimentos.
— Ele deve ter sofrido alguma fratura, pois reclamava de dores nas costa — diz.
O trabalhador foi encaminhado ao Hospital Pompéia, onde realiza exames. O estado de saúde é regular. Os outros dois conseguiram sair do local sem auxílio e não estão feridos. Por enquanto, a Toniollo Busnello não divulgou os nomes dos outros operários envolvidos no acidente. O acidente ocorreu no final da Rua Deolino Zanella, no bairro Santa Lúcia, próximo do acesso ao loteamento Matioda.
(Por Julina Bevilaqua, especial, Pioneiro, 29/01/2009)