Dejetos resultantes da lavagem de frutas e do maquinário estavam indo parar dentro de um arroio
O 4º Grupo de Policiamento Ambiental de Bento Gonçalves autuou nesta tarde o dono de uma empresa de sucos de Farroupilha por crime ambiental. Após receber uma denúncia anônima, segundo o soldado Edson Rodrigues de Castro, a polícia foi até a indústria e constatou o vazamento de resíduos sólidos e líquidos que eram encaminhados ao sistema de tratamento de efluentes, além de irregularidades na armazenagem do lodo resultante do processo e a falta de licença de operação pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam) para uma obra que está sendo realizada nos fundos da empresa.
Os dejetos, segundo a polícia ambiental, seguiam por uma área de campo ao lado da indústria, passavam por uma área de mata nativa e chegavam ao Arroio Biazus, que deságua no Rio das Antas. Em alguns lugares, segundo o policial, era possível ver a contaminação do solo com uma espuma cor de ferrugem, e dejetos apodrecidos sobre a grama onde há gado pastando.
Até as 20h, a Polícia Civil de Farroupilha continuava registrando a ocorrência e não havia informações se o empresário seria preso. De acordo com a polícia ambiental, ele infringiu o artigo 54, §2º, inciso V, da Lei 9.605/98, ou seja, causar poluição em níveis que resultem danos à saúde humana, mortandade de animais ou a destruição da flora pelo lançamento de resíduos sólidos e líquidos no ambiente.
(Por Eliane de Brum, Pioneiro, 29/01/2009)