Causa foi uma infecção pulmonar grave, a qual o levou a se perder do bando e parar na areia da praiaO golfinho encontrado encalhado em Guaratuba segunda-feira (26) morreu por volta das 5h20 desta quarta-feira (28) em Pontal do Paraná. Segundo a bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a causa da morte foi infecção grave no pulmão direito, a qual se espalhou pelo corpo do animal.
Não se sabe qual a bactéria que causou a morte. O CEM fará estudos no corpo do golfinho em parceria com o curso de Medicina Veterinária da UFPR e com pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O laudo deve sair em 40 dias.
O golfinho, jovem e macho, era da espécie rotador (Stenella longirostris), o qual não é encontrado com facilidade perto da praia. De acordo com Camila, a infecção deve ter ocasionado a dificuldade de nadar. Por isso o animal teria se perdido de seu grupo e encalhado em Guaratuba.
A bióloga afirmou que na tarde da terça-feira (27) foi feito um exame de sangue que não apresentou alteração dos linfócitos (células de defesa do organismo). “O animal estava com os gânglios linfáticos bastante inchados, o que é sinal de infecção”, explica Camila.
Por isso ele estava recebendo tratamento com antibióticos, antiparasita, vitaminas e soro. “Ele recebeu a medicação na segunda à tarde, na terça pela manhã e à tarde, mas não resistiu”, disse a bióloga. Como a infecção estava avançada, a medicação não surtiu o efeito necessário.
(
Gazeta do Povo, 28/01/2009)