A entrega de cheques no valor de R$ 18 milhões, por parte da Assembleia Legislativa do Rio (AL-RJ), para 18 municípios atingidos pelas chuvas, que seria realizada nesta quinta-feira (29/01), foi transferida para a quinta-feira da semana que vem, dia 5 de fevereiro. A mudança foi necessária para atender a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que sugeriu a votação em plenário de um Decreto Legislativo, por se tratar de uma redução orçamentária do Poder Legislativo. “Levando em conta esta orientação, conversei com os deputados e faremos a votação na próxima terça-feira (3/02), às 16h30, com a entrega dos cheques ficando para quinta-feira (5/02)”, explicou o presidente da AL-RJ, deputado Jorge Picciani (PMDB).
As cidades beneficiadas serão as seguintes: Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Italva, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Cambuci, Rio Bonito e Tanguá. Segundo o presidente da Alerj, todos os prefeitos terão que prestar conta do uso do dinheiro para a Alerj e também para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A doação foi aprovada, na segunda-feira (26/01), por unanimidade, pela Mesa Diretora da Alerj, ao analisar a proposta do presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), de fazer uso de R$ 18 milhões do orçamento anual da Casa para ajudar os municípios atingidos pela chuva.
(AL-RJ, 29/01/2009)