Após percorrer, nesta quarta-feira (28/01), seis quilômetros do Rio Paraíba do Sul, em Resende, no Médio Paraíba fluminense, o presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio (AL-RJ), deputado André do PV, mostrou-se insatisfeito com o que viu. “É triste ver o Paraíba do Sul sendo tão maltratado. Farei uma grande audiência pública na região para debater todos os problemas identificados nas cidades que se situam nesta área”, disse o parlamentar, revelando ter encontrado na vistoria desta quarta um areal funcionando com a licença vencida, mais de 100 construções irregulares nas margens do rio e despejo de esgoto in natura na água.
O verde comentou que vai enviar ao Ministério Público Estadual (MPE) a documentação com fotos e filmagens da visita feita para identificar irregularidades na faixa marginal de proteção do Rio Paraíba do Sul em Resende, Volta Redonda e Barra Mansa. Na ida a Resende, o parlamentar estava acompanhado de policiais do Batalhão Florestal.
Nesta quinta-feira (29/01), André do PV fará uma auditoria, às 8h, na empresa Servatis, responsável pelo despejo de endosulfan no rio há dois meses, o que provocou a mortandade de toneladas de peixes. “Queremos ver o que aconteceu de lá até aqui e quais foram os procedimentos que a empresa tomou para que o acidente não se repita”, frisou.
A Comissão de Meio Ambiente da Alerj chegou ao Médio Paraíba fluminense na última terça-feira (27/01), quando o seu presidente e técnicos visitaram o aterro sanitário de Resende, o maior da região. André do PV encontrou várias irregularidades no local e garantiu que também irá pedir ao MPE que interceda para evitar danos ao meio ambiente.
(AL-RJ, 28/01/2009)