O deputado estadual por Goiás Mauro Rubem (PT) considerou as questões ambientais e a necessidade de ampliar o sistema de Saúde e Seguridade Social do país diante das turbulências da crise financeira, como os grandes eixos temáticos do Fórum Parlamentar Mundial, que foi aberto às 15 horas desta quarta-feira (28/01), em Belém, capital do Pará.
O parlamentar goiano disse que participou há poucos dias do III Fórum Social Mundial da Saúde, realizado em São Paulo. Durante o evento, o petista informou que foi discutida a criação de uma conferência internacional sobre Saúde e Seguridade Social, a ser realizada nos próximos meses.
"O mundo não comporta mais o modelo neoliberal. É preciso avançar em políticas públicas que reduzam a desigualdade social, provocada pelo sistema capitalista. Uma das propostas surgidas no encontro é a de avançar em qualidade e amplitude o atendimento do Serviço Único de Saúde. Espero que o SUS se torne patrimônio histórico e cultural da humanidade e que seja adotado em outros países. É preciso universalizar o atendimento em Saúde no mundo todo", afirmou Mauro Rubem.
O petista disse também que se faz urgente a elaboração de estratégias que alterem a maneira do homem interagir com o meio ambiente. O parlamentar apontou que a acelerada ocupação das áreas verdes tem causado sérios danos ecológicos. A título de exemplo, o deputado indicou a degradação do cerrado enquanto bioma. O cerrado é um dos biomas mais ricos em biodiversidade, conforme indica o Ministério do Meio Ambiente.
"O cerrado tem sido devastado de maneira acelerada nos últimos trinta anos. Em Goiás, todo o bioma tem sido alterado pelo atual modelo de ocupação do solo. Indiscutivelmente, se faz necessário barrar a degradação do bioma", alertou.
Mauro Rubem disse que vai discutir, durante o Fórum Parlamentar Mundial, dois temas ligados à Goiás. No primeiro, é a reestruturação dos Correios. O petista avaliou que a modernização da empresa pública tem de ser feita com maior participação da sociedade, através dos parlamentares e trabalhadores. "Não se pode deixar que os Correios, que possuem alto valor estratégico, tenham sua natureza de empresa pública alterada".
O petista também informou que vai discutir uma melhor organização do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que é fundamental para assegurar a venda de produtos agropecuários brasileiros em outros países. Mauro Rubem disse que o setor é responsável por exportações que variam entre R$ 60 e 70 bilhões. "Vou me empenhar nesta discussão, ao lado do deputado federal Pedro Wilson (PT-GO)".
(AL-GO, 28/01/2009)