A orientação relativa ao manuseio de agrotóxicos e similares será incluída no currículo escolar das escolas estaduais em municípios onde predomina a agricultura. É o que prevê projeto de lei do deputado Romilton Moraes (PMDB), aprovado pela Assembleia Legislativa de Goiás (AL-GO) no começo do mês.
Romilton argumenta que o manuseio de agrotóxicos e biocidas por crianças e adolescentes na zona rural é uma prática frequente de consequências bastante graves. “Os biocidas são produtos que, se utilizados de forma inadequada, podem causar doenças como câncer, degenerações genéticas e até levar à morte”, ressalta.
O deputado baseou a sua proposta no Projeto Agrinho, desenvolvido no Paraná. Lá, os estudantes recebiam aulas nas escolas estaduais da zona rural sobre o manuseio do agrotóxico. A experiência se mostrou positiva, diminuindo consideravelmente os casos de óbitos, e revelou que as crianças e adolescentes assimilavam este conhecimento a ponto de mudar o hábito de seus pais agricultores.
O parlamentar enfatiza ainda que o projeto objetiva levar aos estudantes da zona rural conhecimentos específicos para respeitar o meio ambiente e cuidar de sua saúde.
(AL-GO, 28/01/2009)