"Uma visão amazônida da Amazônia". Esse é o objetivo do Projeto de Lei do Senado 662/07, que o senador João Pedro (PT-AM) apresenta nesta quarta-feira (28), Dia da Pan-Amazônia, aos participantes do Fórum Social Mundial. A matéria, que já foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE) e tramita na Câmara dos Deputados, cria a Universidade do Pacto da Amazônia, com sede em Manaus.
Em entrevista no campus da Ufra na manhã desta quarta-feira, João Pedro disse que a Amazônia vem, nos últimos anos, ganhando muita importância no debate nacional e internacional. Daí a oportunidade de se criar uma universidade que integraria os saberes dos nove países que compõem o Pacto Amazônico.
- Essa instituição seria trabalhada em cima de dois princípios: da integração e da solidariedade. O Brasil tem uma cultura de ter uma relação muito estreita com a Argentina, com a Europa. Mas a Amazônia tem um peso no planeta. Precisamos tratar não só da questão ambiental, mas da juventude, das mulheres, dos saberes que estão no dia-a-dia dos seringueiros, das populações ribeirinhas - disse ele.
O senador participa na tarde desta quarta-feira de debate sobre o assunto, com a presença da reitora da Universidade Estadual do Amazonas (Uema), Marilene Correa, e do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, José Adelmir.
(Por Raíssa Abreu, Agência Senado, 28/01/2009)