A chuva inundou a BR-116 em diversos pontos, derrubou a cabeceira da ponte no Arroio Fragata e isolou Turuçu na noite de ontem.
Segundo os dados preliminares da Defesa Civil estadual, cerca de 300 pessoas foram forçadas a deixar suas casas. Alguns moradores buscaram abrigo no ginásio municipal de esportes. Devido à interrupção na cabeceira da ponte e na estrada como um todo, o município vizinho de Arroio Grande também ficou inacessível.
– Os prejuízos podem ser grandes, mas ainda não conseguimos chegar ao local e pedimos apoio da equipe de salvamentos do Corpo de Bombeiros – alertava o capitão Daniel Silva da Silva, na madrugada de hoje, enquanto aguardava apoio e tentava chegar ao local.
De acordo com a Defesa Civil, Turuçu era o município do sul do Estado que registrava os maiores problemas em decorrência do temporal. A chuva deixou a cidade quase toda sem energia elétrica. Os moradores também ficaram sem comunicação em função de danos na rede telefônica, o que dificultou o acesso a informações.
Na estrada, caminhões ficaram ilhados em alguns pontos, e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tentava orientar os motoristas em meio à chuva que prosseguia na madrugada de hoje, explicou Silva:
– A chuva não deu trégua, o que só tende a piorar a situação na cidade. Pelas informações que temos, os próprios moradores estão tentando improvisar socorro aos desabrigados até que consigamos chegar ao local – afirmou.
Nem mesmo a PRF de Pelotas conseguiu chegar a Turuçu. Os problemas na rede de telefonia também dificultaram as ações de socorro dos policiais.
A previsão
Hoje e amanhã
O tempo permanece úmido, devendo causar chuva principalmente entre as regiões Metropolitana e Leste. O vento deve ganhar intensidade, podendo chegar a mais de 80 km/h.
Sábado
O tempo no Rio Grande do Sul deve melhorar, embora ainda possa chover pela manhã mais ao Norte. Depois disso, a expectativa é de que o sol volte a aparecer gradualmente.
(ZH, 29/01/2009)