A Inspetoria Veterinária alerta que esta é a última semana para os criadores de Vera Cruz e de Vale do Sol retirarem a vacina para proteger os bovinos da febre aftosa. O mais recente levantamento revela que 70% dos animais foram vacinados em Vera Cruz e 75% em Vale do Sol, desde o início do ano, período que iniciou a campanha.
O objetivo é proteger 29 mil bovinos nos dois municípios, sendo cerca de 450 criadores que respondem pelos quatro mil bovinos que faltam ser imunizados em Vera Cruz. Já em Vale do Sol o número é de três mil animais.
Os criadores que não vacinarem os bovinos estão sujeitos às penalidades da lei, ou seja, multa, impossibilidade de tirar financiamento pelo Pronaf e também de comercializar os animais.
Em Vale do Sol aqueles que não retiraram nos postos do interior e que se enquadram nas regras do Pronaf, devem comparecer na Prefeitura até esta sexta-feira. Já os que não se enquadram nas regras do Pronaf devem se dirigir até a Inspetoria Veterinária para retirar autorização para a compra das vacinas nas casas agropecuárias.
Em Vera Cruz, os criadores que ainda não imunizaram o gado devem retirar a vacina diretamente na Inspetoria Veterinária. As vacinas não são fracionadas, portanto os criadores devem se organizar com vizinhos para obter os frascos de 10 doses.
(Gazeta do Sul, 29/01/2009)