Na manhã de quarta-feira, 28, durante a entrega das obras de melhoria na Praça La Hire Guerra, o secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, lançou o projeto "A Praça é Nossa". O objetivo é promover a ocupação dessas áreas de lazer pela comunidade.
Na primeira etapa, será elaborado um levantamento sobre a situação das praças na Capital, elencando necessidades e reivindicações dos moradores. Por meio de medidas compensatórias, serão feitas as benfeitorias necessárias para estimular o aproveitamento dos espaços. O titular da Smam também anunciou a implantação de sinalização com o perímetro das praças.
O secretário salientou a função de clube desempenhada pelas praças, "locais de convivência necessários nos dias atuais, marcados por uma sociedade individualista, em que olhar para o outro e estender a mão tornam-se atitudes cada vez mais raras".
Praça La Hire Guerra - Durante a solenidade de entrega das obras, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Três Figueiras (Amatres), Valdir Bronzato, agradeceu o trabalho realizado pela prefeitura, destacando que as principais preocupações da entidade são meio ambiente, segurança e trânsito.
No local, foram investidos R$ 106,5 mil para reformar duas quadras esportivas, com telamento e pavimentação em saibro no interior e nos caminhos circundantes, colocação de degraus e grama, drenagem e conserto da ponte. A Divisão de Projetos e Construção da Smam desenvolveu o projeto, e acompanhou o trabalho realizado pela Torke Engenharia, por meio de Termo de Compensação Vegetal (TCV).
No evento, que teve animação de DJ, estiveram presentes o vice-presidente da Amatres, Fernando Dal Molin Ferraz, as tesoureiras Ada Fonseca e Maria Cristina Coelho, o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Chácara das Pedras, Alberto Fetter, o 11º Batalhão da Brigada Militar, representado pelo major Padilha, e servidores da Smam.
A Praça La Hire Guerra, situada no bairro Três Figueiras, foi inaugurada em outubro de 1980 e ocupa uma área 21.132 metros quadrados. Dotada de um lago e banhado, conta com quadras esportivas, playground, ping-pong, sapatas e bancos. Sua denominação homenageia o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, que por sete vezes ocupou o cargo.
(Prefeitura de Porto Alegre, 28/01/2009)