A Inapel Embalagens recebeu destaque pelo Grupo Kapersul com o Certificado Ambiental por seus esforços na utilização consciente dos recursos naturais em 2008. Há 37 anos no mercado de embalagens flexíveis, a empresa está presente nos segmentos alimentício, cosmético, pet food, farmacêutico, higiene e limpeza. O Grupo Kapersul começou suas atividades no início em 1980 com coleta de resíduos sólidos e encaminhamento destes materiais para reciclagem.
“Por sermos uma empresa fabricante de embalagens, é muito importante fazermos a nossa parte, reduzindo o envio de materiais para aterro sanitário e servindo de exemplo para outras empresas do setor”, afirma Jane Abreu, coordenadora de Marketing da Inapel. “Esta certificação vem de encontro com nossos objetivos e demonstra os resultados de nosso comprometimento com o meio ambiente”, completa.
Em 2008 a Inapel reciclou 88 toneladas de papel, 396 toneladas de madeira, 329 toneladas de plástico e 53,5 toneladas de alumínio. Segundo a analista de meio ambiente, Daniele Barbosa, o papel coletado é destinado à fabricação de papel reciclado e o papelão é encaminhado para a fabricação de tubetes e caixas de papelão reciclados. Já a madeira vai para a produção de pallets e os plásticos são transformados em grânulos para produção de peças plásticas recicladas.
A coleta do material é realizada pelo Grupo Kapersul na planta da Inapel. “É parte do trabalho do gerenciador realizar a segregação, armazenamento, transporte e destinação dos resíduos recicláveis, bem como a descaracterização dos mesmos”, diz Daniele Barbosa. Já a Inapel fica responsável pela emissão de documentos e controle dos serviços prestados.
Sediada na cidade de Guarulhos, em uma área de 24.820 m², a fábrica possui aproximadamente 500 funcionários. Trabalha com capacidade instalada de 900 toneladas/mês de embalagens flexíveis e 950 cilindros.
Certificada pelas normas ISO 9001:2000, entre outras, a Inapel conta com o Sistema de Gestão Integrada que recobre pontos como Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho. No projeto “Inapel de Mãos Dadas com a Natureza” são realizados eventos que valorizam a educação ambiental e trabalhos educacionais voltados à comunidade.
(Por Candida Lemos,
Celulose Online, 28/01/2009)