Para retirar toda a água do local, os peixes, tartarugas e cágados estão sendo recolhidos por biólogos e transferidos para um outro lago do parque, que há um mês passou pela limpeza
A secretaria municipal do meio ambiente começou nesta semana a limpeza do segundo lago do Passeio Público. Para retirar toda a água do local, os peixes, tartarugas e cágados estão sendo recolhidos por biólogos e transferidos para um outro lago do parque, que foi limpo há cerca de um mês.
O Passeio Público, parque mais antigo de Curitiba, localizado no Centro da cidade, conta com três lagos, todos construídos na década de 1960 e que servem de abrigo para animais aquáticos. O lago que passa pelo processo de limpeza atualmente é o que contorna o restaurante do parque, onde ficam os pedalinhos.
Os animais estão sendo recolhidos com ajuda de redes e tarrafas, e a água está sendo bombeada para o terceiro, que será o último a ser limpo, segundo a prefeitura.
Depois da captura dos animais e de esvaziada a água, a areia e lama depositadas no fundo do lago serão removidas. Uma limpeza com pressão d’água finalizará o trabalho antes de o lago ficar novamente cheio.
O mesmo procedimento foi feito no primeiro lago, de onde foram retirados 42 tartarugas e cágados. Em volta dos lagos foram instalados cinco filtros com potência para limpar até um milhão de litros de água por dia.
Outras obrasOutra obra em andamento no Passeio Público é a construção dos novos recintos para os animais do setor de isolamento e para as aves em exposição. A intenção da obra é proporcionar mais conforto e bem estar aos animais.
Os recintos, que abrigam 82 aves, serão ampliados. Para os dias quentes, os novos ambientes terão um sistema de aspersão de água para amenizar as altas temperaturas. Já o setor de isolamento, onde ficam os animais em recuperação física ou que foram manejados da área de exposição, será completamente reconstruído. Além de novos recintos, maiores e melhores, o setor terá alojamento para estagiários de medicina veteriná
ria.
(Gazeta do Povo, 27/01/2009)