A falta de estrutura no litoral paranaense tem preocupado o deputado Mauro Moraes (PMDB). Com a retomada das sessões na Assembleia Legislativa (AL-PR), no próximo dia 2, o parlamentar pretende apresentar projeto de lei para que seja criada uma secretaria estadual específica para tratar de assuntos relacionados ao litoral.
Segundo o parlamentar, a criação de uma Pasta exclusiva vai concentrar a discussão de ações para melhorar a estrutura nas praias paranaenses. “Além da concentração de medidas, a secretaria do litoral também terá recursos próprios”, comentou.
Moraes lembrou ainda que muitos prefeitos assumiram mandato nas prefeituras de cidades litorâneas em meio a um verdadeiro caos e que, sem a ajuda do governo estadual, muitas ações para implementar a infra-estrutura, tanto para veranistas quanto para moradores, ficam comprometidas. Durante o período de veraneio, o governo estadual assume funções nos municípios, como a limpeza e coleta de lixo. Até mesmo atividades de lazer e esporte. “Mas o litoral não se resume apenas ao turismo temporário. É preciso um cuidado permanente”, ressaltou.
A secretaria do Litoral também seria responsável por assuntos ligados aos portos paranaenses. De acordo com o deputado, a medida facilita a discussão de propostas para melhorar o funcionamento dos portos de Paranaguá e Antonina.
(Por Amira Massabki, AL-PR, 27/01/2009)