O governo central da China irá subsidiar a compra de veículos da frota pública movidos a combustíveis limpos em 13 cidades, em uma ação para ajudar a indústria automobilística a desenvolver tecnologias verdes, declarou um oficial à agência de notícias Xinhua.
O esquema experimental irá promover o uso de veículos elétricos, híbridos e com células de combustível para operadoras de transporte coletivo, firmas de táxi e serviços de correio e agências sanitárias em cidades como Pequim e Xangai, afirmou o ministro de finanças.
Os subsídios serão baseados na diferença de preço entre as opções mais eficiente energeticamente e os modelos tradicionais. Os governos locais terão que direcionar recursos para a construção e manutenção das infra-estrutura para os carros verdes.
A Xinhua diz não saber quantos veículos serão comprados sob o esquema. No início do mês, o governo anunciou a promoção da produção em massa de veículos elétricos como parte do plano para ajudar as indústrias automobilísticas a enfrentar a crise.
Esperando uma política de apoio, diversas montadoras chinesas já haviam lançado grandes planos para fabricar veículos verdes.
A Saic Motor Corp, maior fabricante de automóveis da China, disse em novembro que estabeleceria uma parceria para investir quase US$300 milhões no desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos.
No mês passado, a fabricante de baterias BYD Co. lançou um carro híbrido plug-in, o primeiro carro elétrico feito na China. A parceira entre a Saic e a General Motors de janeiro de 2008 resultou na primeira produção local de carros híbridos e planeja levar ao mercado os carros de célula de combustível em 2010.
(Reuters, Carbono Brasil, 27/01/2009)