Após denúncia à delegacia de Campos Elíseos, agentes da secretaria municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias flagraram falta de higiene e crime ambiental na fábrica de refrigerantes Dolly. No local, que teve o licenciamento da administração anterior sem fiscalização prévia, foram encontrados despejo de afluentes na rede de esgoto, lixo nos fundos da fábrica, resíduos sólidos, além de outras irregularidades. A fábrica foi interditada nesta manhã e os proprietários receberam uma multa de R$ 50 milhões.
Na entrada da fábrica, policiais encontraram um vigilante portando um revólver calibre 38 e uma escopeta. Ele não tem porte de arma. No portão, também foi flagrado um caminhão de transporte de mercadorias com o IPVA atrasado desde 2007.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Samuel Maia, os donos da fábricas podem responder ainda por sonegação fiscal, crime que renderia uma pena de até quatro anos, já que notas com endereços diferentes foram encontrados no local.
- Encontramos total falta de higiene, crime ambiental e muitas irregularidades. O pior é que a fábrica conseguiu o licenciamento no fim de 2008, sem passar por nenhum tipo de fiscalização. A água que é usada para fabricar o refrigerante vem de uma caminhão pipa, que em seguida, passa para cisterna, sem nenhum tipo de higiene, só depois que é levada para os reservatórios onde era fabricado o refrigerante.
(Por Eloisa Leandro, JB Online, 27/01/2009)