O secretário adjunto de Infra-Estrutura do Estado do Ceará, Otacílio Borges Neto, confirmou a implantação da refinaria Premium II e da siderúrgica no Ceará, em entrevista nesta terça-feira (27/01) ao programa Narcélio Limaverde, da rádio FM Assembléia (AL-CE) 96,7 MHz. De acordo com ele, a vinda dessas empresas é um processo irreversível. A siderúrgica será construída com a empresa coreana Dongkuk, “cujo presidente mundial esteve no Ceará, há quatro semanas, reafirmando o propósito irredutível da instalação“, informou.
Segundo Otacílio, a previsão de produção da siderúrgica, caso se confirme a participação da empresa japonesa JFE Steel Corporation, é de seis milhões de toneladas de placas por ano. “Se eles (os japoneses) não confirmarem a participação, a produção cai para três milhões por ano e, com o passar do tempo, a meta de seis milhões será alcançada pelos coreanos”, garantiu.
O projeto da siderúrgica deve demorar um ano para começar a ser erguido, já que a licença prévia deve estar pronta somente nos próximos seis meses. A informação é do diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Eduardo Diogo. Em relação à refinaria, o secretário informou que a participação da Petrobras já está confirmada.
Otacílio falou ainda que os dois empreendimentos vão demandar um contingente significativo de mão de obra qualificada, desde a etapa de construção até o funcionamento propriamente dito. “Além disso, serão gerados empregos pelas indústrias que virão para o Ceará como conseqüência das instalações”, complementou.
A siderúrgica deve entrar em operação em 2012. Já a Refinaria Premium II, conforme previsão do presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, deverá entrar em operação em 2014.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 27/01/2009)