O Pacto das Águas vai realizar até quarta-feira (28/01) duas oficinas preparatórias para a fase de encontros municipais e regionais, que será iniciada em março. A idéia do Pacto, articulada pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), é elaborar um Plano Estratégico para os Recursos Hídricos do Estado.
Nesta terça-feira (27/01), a oficina será na bacia do rio Coreaú, no município de Camocim. Na quarta-feira, a oficina reúne a comunidade da bacia do rio Acaraú, no Centro de Convenções do município de Sobral.
Desde o início de janeiro, já foram realizadas quatro oficinas, envolvendo em torno de 70 municípios. O objetivo é que a comunidade participe do processo de elaboração do Plano Estratégico, incentivando a realização de encontros municipais para debater a situação local relativa aos recursos hídricos.
As oficinas, que seguem até fevereiro, integram a terceira fase do Pacto das Águas. Esta etapa conta com o envolvimento dos comitês de bacias. Já em março e abril, serão realizados Seminários Regionais que devem consolidar Planos Regionais de Recursos Hídricos.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 27/01/2009)