A primeira remessa de gás natural liquefeito (GNL) para geração de energia elétrica no país foi entregue entre os dias 18 e 26 deste mês, para duas usinas termelétricas do Ceará. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da Petrobras.
O GNL é um gás importado, que chega ao Brasil em navios, sob a forma líquida (o que possibilita a compressão de grande quantidade de gás). O produto é, então, regaseificado ao chegar no país.
Esse processo é feito dentro de um navio que fica ancorado no terminal de Pecém, no Ceará Inaugurado no ano passado, o terminal é operado por uma subsidiária da Petrobras (a Transpetro).
A primeira carga foi entregue às usinas Termoceará e Termofortaleza. A primeira, operada pela própria Petrobras, tem capacidade de produzir 220 megawatts de energia, pela queima de 1,4 milhão de metros cúbicos por dia. Já a Termofortaleza, operada pela Endesa, tem capacidade de produzir 346 megawatts, com o consumo de 1,55 milhão de metros cúbicos por dia.
A transferência do gás entre o terminal do Pecém e as duas usinas foi feita através de um gasoduto de 22,5 quilômetros de extensão.
(Agência Brasil, 27/01/2009)