A organização pelos direitos dos animais PETA radicalizou. Sua nova campanha é contra o massacre dos gatinhos do mar, ou seja, os peixes. Segundo a organização, não é ético assassinar peixes inocentes para alimentar os humanos.
O PETA já levantou bandeiras mais defensáveis. Uma delas conseguiu que os centros de pesquisa dessem um tratamento menos cruel aos animais usados nos laboratórios. O grupo também luta contra o uso de peles de animais, que muitas vezes pressiona espécies ameaçadas de extinção.
Mas agora parece que a organização foi longe demais. O site do PETA é especificamente voltado para crianças. Inclusive por causa da falta de argumentos científicos para justificar um ataque ao consumo de pescados. O grupo tenta criar uma imagem de peixes fofos, associando-os aos gatinhos. Uma idéia bizarra, quando se pensa que gatos comem peixes.
Mesmo assim, uma das estratégias do PETA é um joguinho (imagem abaixo) no site. O jogo se chama “Crie seu próprio gatinho”. Ali, você escolhe a espécie de peixe-gatinho que quer criar. Depois pode selecionar maquiagem para ele. Ou acessórios. Entre os itens, orelhas de elefantes ou de gatinhos. Você também pode dar uma caixinha de areia ou um novelo de lã para o seu peixinho brincar. Pode dar até uma tijela de água para ele beber (embora o bicho viva no oceano).
(Por Alexandre Mansur, Blog do Planeta, 27/01/2009)