O Alto Comisionado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) exigiu nesta terça-feira à Colombia que proteja os cidadãos indígenas que são vítimas de humilhações, maltratos e assassinatos e que pos isso são obrigados a abandonar o país.
Assim indica um documento distribuido nesta terça-feira pela agencia da ONU, que afirma que "ACNUR solicita às autoridades que tomem as medidas necessárias para proteger os indígenas da violência e do deslocamento forçado".
Além disso, mostra "sua preocupação" pelos crescentes casos de deslocamento forçado a que têm sido submetidos os indígenas WAYUU que vivem no departamento de La Guajira, no noroeste do país.
Segundo os últimos dados, 86 indígenas WAYUU chegaram ao departamento venezuelano de Zulia após atravesar o deserto de La Guajira e cruzar a fronteira, depois de terem sido vítimas de um ataaue. Os atacantes foram homens armados que queimaram suas casas e ameaçaram assassinar seus líderes, segundo testemunhos colhidos pelos funcionários do ACNUR na Venezuela.
Sobre isso, o porta-voz do ACNUR, Rod Redmond, declarou "estamos muito preocupados, porque vemos que esses casos se repetem e não cessam, é a tentativa de tirar dos indígenas suas terras ancestrais". Os refugiados WAYUU explicaram que um grupo maior de sua etnia, que também fugiu dos ataques, encontra-se ainda no deserto de La Guajira.
O ACNUR alertou que esses ataques se inserem num contexto de crescente violencia em Ja Guajira, dado que foram documentados assassinatos seletivos, ameaças de morte, intimidações e extorsões, bem como a reorganização de grupos armados ilegais.
O escritório desse organismo na Venezuela assegurou que trabalha coordenadamente com as autoridades do país para entregar esta tarde pacotes assistenciais com alimento, roupa, utensílios de cozinha e de higiene aos integrantes da etnia.
Segundo a agência, a violência afeta especialmente os Wayuu, bem como outros grupos indígenas como os Arhuaco, os Kogui, e os Wivam, que juntos representam 45% da população do departamento.
Os Wayuu são uma das comunidades indígenas mais numerosas da região, há m150 mil na Colômbia e 160 mil na Venezuela.
O departamento de La Guajira é uam região estratégica que dá acvesso ao mar do Caribe, é por isso que é o lugar eleito por diversos grupos armados que querem controlar o comércio ilegal de drogas.
Na Colômbia, há um milhão de indígenas, divididos em 80 grupos diferentes, dos quais 27 estão formados por menos de 500 pessoas e correm o risco de desaparecer, frequentemente como rsultado da violência e dos deslocamentos forçados.
(TeleSUR - Efe, Adital, 27/01/2009)