O deputado Adão Villaverde, a vereadora de Torres Maria de Lourdes, e a ex-vereadora do município do litoral norte Nilvia Pinto Pereira acompanharam a pioneira ambientalista Hilda Zimmermann em audiência com o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, na manhã desta terça-feira (27/01), no Palácio Piratini, para reivindicar providências urgentes em relação ao estado de completo abandono do Parque da Guarita, que sofre depredrações, incêndios e ameaças à preservação da flora e da fauna.
Para ela, o Estado tem que retomar a posse administrativa do Parque da Guarita, que foi municipalizado em 1996, vinte e cinco anos depois de ter cido criado, em 1971, graças ao empenho de ambientalistas liderados por José Lutzenberger, que trouxe o paisagista Burle Marx para ajudá-lo. O objetivo era proteger todo o cenário ali existente, de grande valor ambiental e paisagístico. O lugar está sob responsabilidade do município desde que a então Companhia Rio-grandense de Turismo cedeu à Prefeitura de Torres o Parque da Guarita, o Camping Itapeva e o Terminal Turístico. Os dois últimos já foram devolvidos ao Estado em 2003.
Além disso, dona Hilda solicitou a regularização fundiária para contemplar cerca de 600 famílias que ocupam parte da área da Guarita e de outras 70 que habitam as terras públicas do Parque Estadual da Itapeva.
Para Lutzenberger, que foi o idealizador, implantador e administrador do local, o Parque da Guarita deveria "ser um cartão de visita do Estado em sua entrada norte junto à costa". Falecido em 2002, deixando um legado importante no setor ambientalista nacional com repercussão internacional, Lutz, como era conhecido, destacava sempre que o Parque, localizado em cima dos promontórios de Torres e junto a eles, "é o único lugar da costa gaúcha onde montanha e mar se chocam, sendo portanto um lugar privilegiado da nossa costa".
Durante a audiência, Villaverde manifestou disposição de acompanhar Wenzel, que já ocupou a pasta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, e o novo titular da Sema, deputado Berfran Rosado, a uma visita à Guarita para verificar as condições do parque.
(Por André Pereira, Ascom CMPA, 27/01/2009)