Pilares da estrutura, por onde deverá passar o metrô, serão fixados às margens do rio.
São Leopoldo - A Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), concedeu a licença ambiental prévia à Trensurb para a construção da ponte sobre o rio dos Sinos que prolongará a avenida Mauá. A obra está dentro do complexo de extensão do metrô até Novo Hamburgo.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Darci Zanini, a ponte não causará nenhum impacto ambiental no rio, pois os pilares serão fixados nas margens. Zanini também fez questão de ressaltar a competência da Semmam em poder autorizar a obra. "Desde 2007 temos um convenio com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), no qual podemos liberar obras desse tipo por termos uma equipe técnica qualificada", disse.
Mesmo assim, o projeto não autoriza o manejo da vegetação na área do empreendimento. "Até por estar próxima a uma área de conservação ambiental, o Parque Imperatriz Leopoldina", afirmou Zanini. Além disso, a obra trará maior mobilidade urbana para São Leopoldo, sendo mais um acesso do centro à zona norte.
(Jornal NH, 28/01/2009)