O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí realizou, na tarde desta terça-feira (27/01), sua primeira reunião extraordinária. O objetivo do encontro, no Espaço Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema RS), foi contribuir para a formulação do Termo de Referência (TR) do Plano Regional de Saneamento da Bacia, que deverá estar pronto até maio de 2010.
Segundo o presidente do Comitê, Maurício Colombo, estiveram presentes cerca de 30 pessoas dos diversos municípios – no total, nove – que compõem a bacia. “Foi uma reunião muito produtiva”, resume Colombo, explicando que os representantes da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano do Estado (Sehadur) pretendem utilizar as informações e experiências dos integrantes do Comitê Gravatahy colhidas no encontro para compor o TR, que é de responsabilidade da Secretaria.
“No nosso entendimento, o mais importante no Termo de Referência é a questão do saneamento. Ela envolve abastecimento público de água, esgotamento sanitário, coleta e destinação de resíduos sólidos e drenagem pluvial dos municípios da bacia”, observa Colombo. Ele acredita que esses itens deverão compor o TR e que será realizado um diagnóstico da situação de cada município da bacia - Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Canoas, Gravataí, Cachoeirnha, Taquara, Santo Antônio, Glorinha – a partir deles. “O Termo de Referência deverá ficar pronto até metade do mês que vem, quando a Sehadur vai dar início ao processo de licitação para contratação de consultoria que vai elaborar o plano”, diz.
Segundo Colombo, ainda no final de 2009 serão realizadas audiências públicas nos nove municípios para a discussão do plano.
(Cláudia Viegas, AmbienteJÁ, 24/01/2009)