A Dupont, terceira maior companhia química dos EUA, afirmou que pretende começar a produzir biocombustível neste ano por meio de uma joint venture com a dinamarquesa Danisco, que atua no setor de enzimas.
A parceria será lançada oficialmente neste mês durante a apresentação de um projeto-piloto que utilizará a tecnologia para a produção do etanol celulósico, desenvolvida em parceria com a Universidade do Tennessee.
A usina-piloto, que utilizará o switch grass (capim alto típico das pradarias americanas) e espiga de milho como matéria-prima, deverá se tornar viável comercialmente a partir de 2010, segundo informou a DuPont.
A DuPont e a Danisco, hoje a segunda maior produtora de enzimas para a produção de biocobustíveis, já haviam anunciado em maio de 2008 planos de investir cerca de US$ 140 milhões ao longo de três anos para desenvolver a tecnologia. De acordo com as empresas, a meta é produzir o etanol celulósico, combustível de terceira geração, a partir da espiga do milho no próximo ano, e uma planta com escala comercial a partir de 2012.
(Por Anthony DiPaola, Bloomberg, Valor Econômico, 27/01/2009)