Para a presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa de Goiás (AL-GO), Vanuza Valadares (PSC), o país já dispõe de leis para regulamentar o desmatamento de árvores, tanto no meio urbano, como no rural.
Essa foi a opinião da parlamentar ao emitir sobre projeto que pretende tornar obrigatória a autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para o corte de árvores ameaçadas de extinção. A matéria, de autoria do deputado federal Dr. Talmir (PV-SP), tramita na Câmara dos Deputados.
“Na zona rural, o desmatamento precisar observar as áreas de reservas e de preservação e ser aprovado pelo Ibama. Já nas cidades, o corte de árvores depende de autorização da Prefeitura”, esclareceu Vanuza Valadares.
A deputada ressaltou que a preservação ambiental enfrenta atualmente dois problemas graves. O primeiro é a falta de apoio e estrutura suficientes para a realização de uma rígida fiscalização, seja na cidade ou no campo. A outra é a falta de consciência dos produtores, que privilegiam o lucro em detrimento do meio ambiente. “São problemas interligados, pois a necessidade de fiscalização só existe porque não há conscientização”, explicou.
(AL-GO, 26/01/2009)