O deputado estadual por São Paulo Luciano Batista (PSB) esteve com o governador José Serra em Praia Grande, no último dia 16, para o anúncio da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Mambu-Branco, em Itanhaém. O investimento da obra será de R$ 300 milhões. A estação vai atender, além do município, as cidades de Peruíbe, Mongaguá, Praia Grande e a área continental de São Vicente. Para isso foram iniciadas no final de 2008 as obras de mais de 55 km de adutoras para o transporte da água tratada.
José Serra garantiu que a obra vai resolver definitivamente o problema de água no Litoral Sul. "Com a nova estação de tratamento iremos elevar a capacidade de abastecimento de 600 litros/segundo para 1.600 litros/segundo, o que vai acabar com o problema do litoral. Quero aproveitar e agradecer aos deputados, pois eles têm nos ajudado bastante a resolver as questões da região", disse o governador, que ainda anunciou a construção de sete estações de tratamento de esgoto, que devem ficar prontas até 2010.
As obras da ETA Mambu-Branco se dividirão em dois lotes: estação de tratamento e barragem; e duas adutoras " uma que vai até Itanhaém e outra que liga Itanhaém a São Vicente.
"Para nós, que vivemos em cidade litorânea, essa obra é muito importante. Com o tratamento e recolhimento adequado do esgoto, os municípios passarão a ter água pura para beber. E isso vai significar melhorias na saúde da população, um meio ambiente melhor para se viver e praias limpas", afirma Luciano.
(AL-SP, 26/01/2009)